quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Início

Sempre pensei em criar um blog com o intuito de ajudar aqueles que utilizam diariamente o seu computador pessoal a navegar com um mínimo de segurança pelas páginas desse mundo virtual louco.
Com o nascimento da minha filha, a preocupação agora se volta ao que as crianças e adolescentes andam fazendo por esse mundo.
A intenção não é polemizar ou tratar o que é certo ou errado mas sim mostrar as facilidades e dar alternativas para que a vida pessoal não só deles mas a nossa também não seja invadida por pessoas ou grupos de má índole.

Hoje cedo a Ana Maria Braga estava falando exatamente sobre o assunto, Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet Brasil – ONG que atua na pesquisa e prevenção a crimes de internet deu várias dicas que vou listar abaixo (todas foram retiradas do site do Mais Você).

Dicas para se proteger de crimes de internet:


Para os pais:

- Proibir não educa e as crianças podem usar outros meios para acessar a internet, como na lan house.

- Aproveite para navegar na internet junto com seu filho. O computador deve estar em uma área comum da casa, como na sala, por exemplo.

- Os pais devem alertar os filhos para que não aceitem convites para se encontrar com estranhos. Também não devem divulgar seus dados pessoais na internet ou trocar fotos com quem não conhecem “Conhecer os amiguinhos dos filhos é fundamental”, diz Rodrigo

- Programas de filtros de conteúdo podem ajudar, mas o diálogo é sempre o melhor caminho

- Ensine ao seu filho que ele não deve acreditar em tudo, em todos. “A internet é como uma grande praça pública e, assim como na rua, na internet também há pessoas mal-intencionadas e mentirosas”, falou o diretor da ONG.



Para as crianças:

- Peça sempre permissão para seus pais quando for entrar na Internet

- Não converse com estranhos, nem aceite nada deles na Internet sem autorização de seus pais

- Nunca use seu nome verdadeiro nos jogos, no chat, email ou site de relacionamento

- Não dê, nem mostre seu endereço, telefone, nome da escola ou dos parentes

- Sempre que acontecer algo estranho, chame um adulto

Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1614325-18173,00.html
 
 
São dicas simples e até lógicas mas que muitas vezes deixamos passar sem perceber.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário